Faculdade de Ciências da Saúde recebe XI Hospital Faz de Conta

Pelo 11º ano consecutivo, a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior abriu portas para receber uma atividade em que os protagonistas foram crianças dos três aos seis anos. O Hospital Faz de Conta é uma atividade desenvolvida pelo Núcleo de Estudantes de Medicina – MedUBI e realizou-se de 10 a 16 de maio.

O dia começou cheio de luz, a quinta-feira nascia tímida mas com um sol quente a espreitar no horizonte. Esperava-se um dia carregado de experiências, pois arrancava o primeiro dia do Hospital Faz de Conta. O entusiasmo fazia-se sentir logo pelas 9h30 da manhã. Os mais novos foram chegando à faculdade acompanhados pelas respetivas educadoras de infância. De mãos dadas, a cantar e de sorriso fácil, as crianças foram entrando no mundo hospitalar encantado que os estudantes de Medicina prepararam. No ar pairava ainda algum nervosismo, o medo de enfrentar a bata branca, porém, as guias que os receberam na entrada mostraram-se ansiosas e apressaram-se a fazê-los sentirem-se em casa.

Bárbara Ferreira, aluna do terceiro ano de Medicina, não conseguia disfarçar o entusiasmo: “É a minha primeira vez como guia e as expectativas são muito positivas”. Bárbara confidenciou ainda que os cenários estavam “dignos de um mundo encantado“, perfeito para desmistificar o medo que há nas crianças quando têm de ir até ao hospital.

A faculdade estava transformada num mundo mágico, cheio de bonecos animados nas paredes, no chão, folhas penduradas no teto, cenários idílicos que deixavam qualquer criança a sentir-se o melhor possível.

Manuela Salgado, educadora e diretora técnica da Santa Casa de Alpedrinha, garantiu que é graças a iniciativas como estas que as crianças perdem o medo de ir ao médico. “Há cinco anos que marcamos presença neste evento e eles vão daqui sempre encantados”, acrescentou.

Durante toda a manhã e tarde, a faculdade recebeu diversas escolas dos distritos da Guarda e de Castelo Branco, que foram distribuídas por seis secções diferentes: o Teatro, o HFC, a Farmácia, a Animativa, o INEM e os Bombeiros. O dia radiante e quente acompanhava o espírito de todos os que experienciavam todas aquelas emoções. As atividades eram intercaladas com lanches para que nada faltasse.

Logo na entrada, encontravam-se os Bombeiros acompanhados por uma mini carrinha com o kit de apagar incêndios. Leonel Felisberto, subchefe dos Bombeiros do Concelho da Covilhã, salientou o facto de a colaboração dos Bombeiros ser feita desde o primeiro dia. “O nosso objetivo é alertar para o perigo de brincar com o fogo, explicando que isso se destina aos adultos”, explicou Leonel, enquanto ajudava as crianças a coordenar a mangueira para apagar um suposto fogo.

As actividades foram distribuídas para que os mais novos usufruíssem e aprendessem um pouco de tudo: os teatros que alertaram para a importância de dormir e para o hábito de um estilo de vida saudável, as cirurgias improvisadas no bloco operatório e as brincadeiras fora de horas trouxeram vida à faculdade e ao trabalho dos futuros médicos.

Margarida Cortes, Coordenadora Geral do Hospital Faz de Conta e aluna do segundo ano de Medicina, frisou que, este ano, para além de conseguirem “trazer escolas diferentes, foi também possível realizar, pela primeira vez, uma palestra sobre comunicação com pessoas com deficiência”, enquadrando-se no “Dia da Inclusão”, possibilitando ainda a visita de utentes da APPACDM e da AFACIDASE. “Actividades como estas permitem desenvolver a nossa capacidade de empatia, comunicação e improvisação com este público, com quem temos pouco contacto”, conclui Margarida, alertando para a necessidade de se desenvolverem iniciativas com os mais novos, principalmente numa região com baixa natalidade, como é o caso do Interior.

Por Cristiana Pina

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s