Faculdade de Engenharias recebe as 21ª Jornadas de ELM e EGI

Realizou-se nos dias 8, 9 e 10 de maio, na Faculdade de Engenharias da Universidade da Beira Interior, a 21ª edição das Jornadas de Engenharia Eletromecânica (ELM) e  Engenharia e Gestão Industrial (EGM) organizada pelo Núcleo de Engenharia Eletromecânica (NEUBI).

No primeiro dia das Jornadas, marcaram presença as empresas CODI, EMEF, COFICAB, Guarda-Portugal e Dinefer. Esteve também presente o professor Hélder Correia que abordou o tema da concepção de uma peça maquinada em CNC. Já no dia 9, contou-se com a presença das empresas Grupo Visabeira, Engsolution, Linde, Lurga e TEKEVER. Por último, no dia 10, estiveram no evento as empresas Frulact, Sodecia, DHL, Enforce e Bresimar. O professor Pedro Dinis abordou ainda o tema ‘Estudos de caracterização e análise dos processos produtivos, condições de SST e eficiência energética da indústria agroalimentar’.

Bernardo Bombas, aluno de primeiro ano de Engenharia Eletromecânica, quando questionado acerca do enriquecimento curricular trazido pelas palestras revela que estas “ajudam a ter uma perspetiva diferente do que é o mundo do trabalho, nomeadamente sobre empresas portuguesas que estão sediadas em vários pontos do mundo”. Isto permite aos estudantes “terem a ideia de que no futuro podem ir trabalhar para fora”. “São oportunidades de trabalho diferentes, é uma ajuda para tentarmos abrir os horizontes do conhecimento”, acrescenta.  

André Veiros, presidente do NEUBI, considera que alguns contratempos na organização destas Jornadas estiveram associados às tentativas de “chegar às empresas, uma vez que estas alegam que a Covilhã não é um centro de mercado, tendo recebido alguns ‘não’ devido ao Interior ser distanciado e difícil de chegar”. Incitado a fazer um balanço desta 21ª edição das Jornadas, o presidente do NEUBI afirma ter sido “positivo em termos de contactos“, tendo as empresas demonstrado “uma grande satisfação por fazerem parte deste evento“, mostrando a possibilidade de, mais tarde, poderem contratar estes futuros profissionais.

Por Beatriz Tavares e Adriana Carvalho

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s