Jornadas de Comunicação regressam para a sua terceira edição

A terceira edição das Jornadas de Ciências da Comunicação, organizada pelo UBIMedia, dividiu-se em três dias. De 10 a 12 de abril, o Anfieatro da Parada recebeu os mais diversos oradores. Os dias 10 e 12 foram direcionados para o Jornalismo, enquanto que o dia 11 foi dedicado à Comunicação Estratégica.

Rita Colaço foi quem deu inicio às Jornadas. A jornalista da Antena 1 partilhou com os presentes algumas das suas reportagens e falou acerca do tema. O dia prosseguiu com “Novos Projetos de Comunicação”, temática apresentada e debatida por António Castelo, da Qi News, e Pedro Santos, do É Apenas Fumaça. Ambos partilharam ideias e experiências acerca do desenvolvimento de novos projetos de jornalismo, direcionados para a internet. “É muito importante estar no sítio certo, à hora certa e com uma mente aberta”, disse António Castelo. Já Pedro Santos explicou que o objetivo da sua presença é “falar da sociedade com quem quer falar sobre ela”.

“What are you looking at?” foi o mote lançado para o segundo dia das Jornadas, dedicado às áreas da Publicidade e das Relações Públicas.

O sarcasmo e a criatividade caracterizaram a apresentação de Alexandre Duarte. “A publicidade é como a captação humana, imanente, urgente e descartável”, afirmou o docente do IADE.

Pedro Castro, diretor de Media, abordou a situação portuguesa referente ao lóbi, atividade “que continua por reconhecer e com falta de enquadramento legal”. O orador alertou que “é importante compreender o que distingue o lóbi legítimo da influência indevida, ou tráfico de influências”.

João Monteiro, assessor da Câmara Municipal de Ponte de Sor, foi o responsável pela última apresentação do dia. Após apresentar em vídeo a vila, o orador elucidou o público quanto à questão da comunicação em clima de autarquia: “Também no exercício da política a comunicação é importante.”

Também as organizações AISEC, UPSTREAM e a HAPPY WISH marcaram presença, na tarde de dia 11. As instituições apresentaram os seus projetos de voluntariado e falaram acerca dos processos de financiamento existentes.

O terceiro dia contou com a presença de ex-alunos da universidade, que partilharam com os atuais estudantes as suas passagens pela UBI e as suas experiências profissionais. Ana Rita Sena, editora de imagem na SIC, falou sobre o seu trabalho na área da televisão e as suas perspetivas para o futuro televisivo. Ana Varela, jornalista de rádio, e João Miguel Alves, do Notícias da Covilhã, contaram as suas experiências na imprensa regional. E, por fim, Vítor Amaral, professor e vereador da Câmara Municipal da Guarda, partilhou a sua longa e variada experiência em várias áreas à parte do jornalismo, área na qual terá iniciado o seu trajeto profissional.

As jornadas são o grande evento do mandato”, afirmou Margarida Martins, vice-presidente do UBIMEDIA. Margarida referiu ainda que a escolha dos oradores presentes nos painéis foi feita de forma a cobrir todas as áreas de interesse para os estudantes. Relativamente ao balanço deste evento, considera que “foi bem organizado, não havendo nenhum grande contratempo”. No entanto, e apesar do balanço positivo, realça o facto de que “a sala podia ter estado mais composta e podia ter havido uma maior colaboração por parte dos professores e mais interesse por parte de alguns alunos”.

Os workshops foram uma parte importante das Jornadas, pois permitiram aos alunos “conhecer e trabalhar com material que não utilizam no dia-a-dia, para além de que tudo o que neles realizaram trouxe grandes aprendizagens, tanto para a área do jornalismo com para a de publicidade”, afirma a vice-presidente.

Segundo Margarida Martins, o UBIMEDIA cumpriu o objetivo a que se propôs: “transmitir aprendizagens e experiências, num registo mais informal”.

Por Inês Salvador, Margarida Gonçalves e Maria Silvério

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s