1ª Edição da Semana Solidária: os estudantes universitários também são solidários

Por Inês Gaiola e Lara Perestrelo

A 1ª Edição da Semana Solidária, organizada pela parceria entre a Associação de Jovens para a Ação Solidária (AJAS) e a Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), decorreu na Covilhã entre os dias 19 e 23 de março.

Contando já com o quinto ano consecutivo da habitual Semana de Integração Solidária, destinada ao acolhimento dos novos alunos, a UBI veio este ano distinguir-se pela diferença, ao alargar esta atividade a toda a comunidade estudantil. A iniciativa tem como base valores relacionados com a solidariedade, entreajuda e partilha. Tudo isto com um objetivo comum: o de incentivar e motivar os estudantes a integrar uma associação de cariz solidário, na Covilhã, e também contribuir para o seu enriquecimento pessoal.

Durante estas atividades lúdicas e sociais, os estudantes da Universidade da Beira Interior prestaram voluntariado durante cinco dias em associações solidárias, nomeadamente: na Santa Casa da Misericórdia, auxiliando na loja social de roupa e em animação com idosos (esta atividade foi também realizada tanto no Centro de Atividades, como no Lar de São José); no Banco Alimentar, onde os estudantes ajudaram na preparação de cabazes; na Re-Food ajudou-se na preparação e distribuição de refeições; na Casa do Menino Jesus o voluntariado foi levado a cabo através da animação para crianças. Para ligar esta ação também à preocupação e preservação do meio ambiente, procedeu-se à plantação de árvores.

No respeitante ao balanço e ao impacto que esta atividade provocou junto dos estudantes, Tiago Duarte, presidente da AJAS, confirmou o sucesso da mesma, destacando a importância da parceria com a AAUBI e a disponibilidade das instituições em acolher a comunidade académica no seu meio. O representante da AJAS revelou ainda que o número de inscritos foi satisfatório, rondando os cinquenta alunos.

Tiago Duarte garantiu ainda que “esta será, sem dúvida, uma atividade a realizar futuramente”, uma vez que promove a responsabilidade e o envolvimento social junto dos estudantes da UBI.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s