Entrevista | “Fazer parte da organização da Semana Académica é um grande desafio”

Por Beatriz Santos

A Semana Académica 2018 já tem datas marcadas e artistas anunciados. A menos de duas semanas do início do evento, David Pestana, coordenador da secção Recreativa da AAUBI, fala sobre a organização e revela as suas expectativas.

Como é fazer parte da organização da semana académica?
Fazer parte da organização da Semana Académica é um grande desafio. Mesmo antes de termos ganho as eleições, e quando inicialmente me propuseram assumir este cargo, eu já sabia para o que estava guardado e sabia desde antemão que ia ser complicado. Apesar disso, há que encarar as dificuldades e não virar as costas quando as mesmas aparecem. A verdade é que é um pouco difícil, mas tenho a perfeita noção que ao fazermos um evento desta dimensão, no final seremos muito bem recompensados.

Quais os segredos para a produção de um evento criativo e de sucesso?
A inovação é um fator muito importante, pois é extremamente indispensável à criação de coisas novas para que as pessoas não se sintam aborrecidas. Também é importante para a produção de um evento criativo e de sucesso tentar corresponder às expectativas dos estudantes. No fundo, é tentar fazer com que o público goste e que nós, obviamente, lhe consigamos proporcionar algo bom. 

Quais são as maiores dificuldades na organização de um evento desta dimensão?
Uma das maiores dificuldades é a angariação de patrocínios e de fundos, pois como estamos no Interior por vezes torna-se difícil. Contudo, nós, enquanto organização de um evento tão aguardado, tentamos contornar essas mesmas dificuldades fazendo sempre o melhor que está ao nosso alcance.

A Semana Académica é um dos eventos mais aguardados pelos estudantes da UBI e por vezes é difícil agradar a todos. Como reagem com as críticas e comentários menos agradáveis que acabam por surgir?
Relativamente a esta questão, falo não só por mim mas igualmente por toda a equipa, pois quando surgem críticas menos agradáveis não lhe viramos as costas, muito pelo contrário. Tentamos sempre olhar para elas de frente, isto é, encaramos o problema de modo a soluciona-lo. É evidente que o que nos motiva mais não são essas criticas e comentários desagradáveis mas sim os comentários positivos e construtivos, bem como as pessoas que estão do nosso lado. Às pessoas que não estão, efectivamente pedimos desculpa se não demonstram especial interesse pelos artistas que lhes proporcionamos, mas estamos a tentar fazer um cartaz para agradar a todos de uma forma global.

Há aspetos que pretendem melhorar relativamente às edições passadas?
Em relação aos anos anteriores, um dos aspetos que pretendemos melhorar, e falando de algo em concreto, é a entrada do evento. Todos os anos têm havido apenas duas ou três aberturas para a entrada do público, pelo que vamos tentar melhorar esse aspecto com criação de mais uma entrada, de modo a minimizar o tempo de espera nas filas, e para a entrada no recinto da festa ser feita mais rapidamente.

Como é feito o processo de escolha dos artistas?
Primeiramente tentamos analisar o que de momento se encontra “na berra” e tentamos também procurar o que achamos que mais vai ao encontro daquilo que se enquadra neste evento enquanto Semana Académica. Por mais que as pessoas não gostem do cartaz, devem tentar perceber que este evento não é um festival, mas sim algo mais direccionado para os estudantes universitários, pelo que tentamos ao máximo analisar aquilo que mais se enquadra no espírito académico e em seguida proceder à eleição dos artistas.

Quais são as expectativas para Semana Académica de 2018?
As expectativas estão altas. Estamos a contar com uma grande adesão, apesar de a maioria achar que durante a Semana Académica há uma menor adesão do público por de certa maneira pensarem que há menos investimentos por parte da AAUBI. Quanto a nós, enquanto organização, tentamos ao máximo contornar essa situação. O nosso objetivo é dar a conhecer mais aos estudantes e esperar que eles respondam de modo positivo às nossas expectativas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s