Entrevista | “Os alunos gostaram bastante e referiram que os temas foram interessantes”

Por Bárbara Seixas

Uma semana após o VII Fórum de Psicologia, que decorreu de 5 a 8 de março na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Ana Nunes, presidente do Psicubi – Núcleo de Estudantes de Psicologia, está feliz por tudo aquilo que ela e a sua equipa alcançaram.

Como foi planear este VII Fórum de Psicologia?
É sempre complicado. Este ano, decidimos alargar o evento para quatro, o que envolveu uma maior preparação. Mesmo tendo sido vice-presidente do núcleo no ano anterior e de já saber como funcionava, é sempre complicado contactar todos os oradores, planear e gerir toda a equipa.

Como foi feita a seleção dos oradores?
Inicialmente, fazemos sempre uma pesquisa externa com os alunos. Passamos sempre uma folha onde eles nos vão referindo as áreas que pretendem ver desenvolvidas ao longo do semestre, em workshops, palestras… E aproveitámos isso para o Fórum. Tentámos abordar temas mais específicos, que não conseguimos dar nas aulas, áreas mais específicas. Foi a partir daí que desenvolvemos o programa e contactámos os oradores que achámos mais influentes e mais direcionados para aquilo que os alunos nos pediram.

A escolha dos temas passou por isso pelas próprias escolhas dos alunos, certo?
Sim, fomos sempre em busca dos temas que os alunos acham mais interessantes e atuais e que não têm oportunidade de desenvolver nas aulas.

Foi fácil contactar com os oradores? Eles receberam bem a proposta para participarem no Fórum?
Sim, os que aceitaram, sim. No entanto, no que sentimos maior dificuldade foi no facto de muita gente não nos ter respondido. Damos sempre um prazo e nem sempre conseguimos que nos respondessem durante esse prazo, o que nos levou a insistir mais e acabamos por perder algum tempo assim. Fora isso, foram todos muito simpáticos, mesmo posteriormente, facilitaram muito e ajudaram a organização a sentir-se mais confortável.

Alguns oradores, à última da hora, não conseguiram estar presentes. Como é que se resolvem esses contratempos?
Primeiro tentámos manter a cabeça fria e optámos por professores que já conhecíamos, docentes nossos e também professores que já não dão aulas na faculdade, mas que achámos que nos podiam ajudar em qualquer problema de última hora. Felizmente ,correu tudo bem e alguns deles foram dos que deram as melhores palestras do Fórum. Acho que no meio de algum azar tivemos muita sorte, mantendo sempre a cabeça fria e gerindo tudo no momento.

Que opiniões tiveram por parte dos estudantes que estiveram presentes no evento?
Segundo os estudantes, o melhor dia foi a quarta-feira. Para eles foi o dia mais dinâmico e onde recolhemos os melhores feedbacks. O único ponto negativo foi o facto de alguns professores terem sido pouco flexíveis em relação aos horários, por causa das aulas. Fora esse aspeto menos positivo, os alunos gostaram bastante e referiram que os temas foram interessantes.

Consideras que estes eventos contribuem para os estudantes de Psicologia definirem, cada vez mais, os caminhos que pretendem seguir no futuro?
Penso que sim, como abordámos áreas mais específicas, áreas e temáticas nas quais podemos fazer pós-graduações, como por exemplo Psico-Oncologia, acho que isso também dá aos estudantes uma ideia mais direta do trabalho dos psicólogos. Lidar e ouvir casos práticos ajuda muito nesse aspeto.

As expetativas foram superadas? O que pretendem melhorar num próximo evento?
As expetativas foram superadas, penso que sim, mesmo a nível de organização – e dito por quem já esteve ligado a eventos passados – sentimos que houve uma maior organização nesse aspeto. No entanto, há sempre coisas a melhorar, como talvez preparar tudo com mais tempo, os contactos serem feitos mais atempadamente e gerir um pouco melhor algum nervosismo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s