Trazendo o mundo à Covilhã

Por Ana Rita Silva

Durante seis semanas, a Covilhã acolheu quatro jovens de diferentes cantos do mundo que percorreram as escolas secundárias da cidade – Quinta das Palmeiras e Campos Melo – e desenvolveram projetos de empreendedorismo social com os estudantes.

AIESEC in UBI não é só uma organização que envia jovens voluntários para o mundo, como também os recebe. Belahsan Tamtem, Fedi Wannes, Juanita Mora e Yoonha Song, naturais da Tunísia, Canadá e Coreia do Sul, respetivamente, estiveram na cidade neve a expandir o projeto “Make it Possible”, baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) criados pela Organização das Nações Unidas. Os ODS são um conjunto de 17 objetivos que até 2020 têm de ser cumpridos a nível mundial

O projeto “Make it Possible” foca-se sobretudo no quarto objetivo da ONU, aquele que assegura uma educação de qualidade. Estes jovens líderes, além de desenvolverem o seu trabalho com os adolescentes covilhanenses, também partilharam um pouco das suas culturas e aprenderam um pouco da cultura portuguesa. Segundo a professora Fátima Ribeiro, da escola secundária da Quinta das Palmeiras, os alunos inicialmente mostraram-se reticentes, devido à dificuldade de comunicação, mas rapidamente isso se ultrapassou e tornou-se numa “experiência muito positiva e enriquecedora para todos os participantes”.

Toda esta aventura culminou com o evento final, no dia 23 de fevereiro, no pólo da sexta fase da Universidade da Beira Interior, onde os alunos das escolas secundárias compartilharam os projetos feitos ao longo das seis semanas.

Atualmente, a AIESEC in UBI encontra-se espalhada pelas várias faculdades a promover os estágios de voluntariado, para todos aqueles que queiram vivenciar uma experiência do outro lado do mundo e sair da sua zona de conforto. Tailândia e Polónia são exemplos de países onde a AIESEC já criou grandes histórias de sucesso.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s